Seguro saúde x plano de saúde: entenda as diferenças e como contratar para a sua empresa

Postado em

Se você chegou até este artigo, é por estar procurando um benefício corporativo para oferecer ao seu time e esbarrou em uma dúvida muito comum: quais são as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde? De um lado, uma modalidade consagrada. De outro, uma que vem ganhando espaço no meio empresarial e, comumente, custa um pouco menos para o empregador.

Para esclarecer as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, elaboramos este artigo. Aqui, você entenderá as características de cada produto e poderá embasar sua escolha de acordo com o que mais se encaixa na necessidade da sua empresa. Acompanhe.

Afinal, quais as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

Antes de mais nada, é bom desmistificar uma das supostas diferenças entre plano de saúde e seguro saúde mais difundidas: não há diferença legal entre uma modalidade e outra. Muitos pensam que este último trabalha apenas com reembolso, dando ao contratante a escolha de onde e com quem quer realizar o atendimento. Ele, então, paga pelo serviço. Depois, entra em contato com a seguradora para solicitar o reembolso, parcial ou integral, a depender do que está determinado em contrato.

Mas nem sempre é assim. Existem seguradoras que têm acordos com redes credenciadas e oferecem preços menores ou reembolsos maiores caso sejam selecionadas. Além disso,  quando os parceiros são escolhidos, pode não haver necessidade de pagamento no ato do serviço. Entretanto, isso não anula a liberdade do cliente de escolher o médico ou clínica mais convenientes, pois o reembolso continua existindo, sempre de acordo com o que está firmado no contrato.

Porém, é claro que existem diferenças entre plano de saúde e seguro saúde. Isso porque, mesmo que sejam legalmente tratados de forma igual, são produtos distintos. Enquanto no primeiro você adquire um plano com rede predefinida, certas coberturas, e paga um valor pré-determinado todo mês, no segundo é contratada uma apólice e pago o “prêmio” mensalmente. Este valor, por sinal, costuma ser um pouco mais baixo do que o investido nas mensalidades dos planos.

Na prática, qual o melhor para a minha empresa?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta, afinal, cada negócio tem sua realidade. No entanto, vale mencionar que os seguros saúde têm tido uma maior procura por pessoas jurídicas. Em primeiro lugar, porque nem sempre o plano de saúde oferece uma cobertura que atende a todos os funcionários, ao passo que o seguro se apresenta um pouco mais flexível e se adapta às necessidades de cada grupo de colaboradores.

Vale relembrar que, embora o seguro saúde conte com uma rede credenciada, a liberdade de escolha do colaborador está assegurada. Assim, ele poderá seguir com médicos que já conhece e confia ou prezar pela conveniência e buscar clínicas e profissionais próximos à casa ou ao trabalho.

Mas há outra diferença significativa que pode pesar na sua escolha. Como o plano de saúde determina quem serão os profissionais disponíveis, caso um deles saia da rede, pode ser que o colaborador perderá o vínculo com o médico ou precisará arcar o valor do próprio bolso sem a possibilidade de reembolso dependendo do contrato. Já no seguro, isso não faz diferença, visto que, independentemente da relação dele com a seguradora, o paciente poderá continuar o tratamento por meio do reembolso que constar no contrato.

De todo modo, é preciso que você saiba que tanto uma modalidade quanto a outra são importantes para motivar, reter e atrair talentos. Benefícios voltados à saúde são, frequentemente, mencionados como os mais significativos por parte dos trabalhadores. Desse modo, fique tranquilo! Independentemente de qual for a sua escolha, ela será uma ótima aliada na satisfação dos seus colaboradores.

Atualmente, tanto o Plano de Saúde como o Seguro Saúde apresentam a modalidade de reembolso no momento da contratação, e ambos oferecem atendimento aos clientes em toda uma rede credenciada. Quer seja na Operadora ou na Seguradora de Saúde, o valor vai variar muito em função da rede de atendimento contratada.

Em resumo, a principal diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde está na forma como disponibilizam a rede de credenciados.

Seguradoras: Adotam o modelo de não investimento em criação de rede própria, preferindo realizar parcerias com redes de terceiros.

Operadoras: Adotam prioritariamente a estratégia de investir no desenvolvimento de redes próprias, além de fazerem também parcerias com redes de terceiros.

E, então, ficaram mais claras as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde? Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco! Um de nossos especialistas estará pronto para responder a todas as suas perguntas.