Como ser um bom síndico? Conheça dicas valiosas para uma gestão de sucesso!

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Manter as contas em dia, não descuidar das manutenções, contratar o seguro de condomínio e fazer valer o regimento. Essas são algumas das atribuições de quem administra um condomínio. Mas será que para ser um bom síndico basta cumprir as obrigações do cargo? Se você atua nessa área, sabe que não é bem assim. Lidar com os condôminos é uma parte muito importante e que, quando bem feita, pode contribuir muito para o administrador.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas importantes para você que quer ser um bom síndico e ter uma gestão harmoniosa. Confira!

5 dicas que o ajudarão a ser um bom síndico

1. Imparcialidade

Se o síndico é morador do condomínio, é bastante provável que já exista uma proximidade maior com alguns moradores e, talvez, até mesmo uma relação de amizade ― o que também pode acontecer com um síndico profissional. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado quanto à imparcialidade para evitar rumores de favorecimento.

Uma gestão justa é essencial para quem quer ser um bom síndico. Dessa forma, ao tomar qualquer decisão ou agir na resolução de conflitos, coloque o interesse coletivo acima do descontentamento que isso poderá gerar em algumas pessoas.

2. Transparência

As questões financeiras são sempre um ponto delicado na administração. Afinal, os condôminos têm o direito de saber o que acontece com os recursos e de questionar o uso do dinheiro dispensado ao condomínio mensalmente. Portanto, tenha a transparência como um pilar da gestão.

Trabalhe junto a administradoras confiáveis, consolidadas no mercado e que sejam tecnologicamente atualizadas. Assim, os condôminos poderão acompanhar on-line todas as movimentações referentes a pagamentos, receitas, despesas e balancetes, por exemplo. Mas, caso eles ainda tenham dúvidas, saiba que ser um bom síndico significa manter-se à disposição para esclarecê-las prontamente!

3. Proatividade

Esta é uma característica valorizada em muitas profissões e com os síndicos não é diferente. Estar atento para se antecipar aos problemas antes que eles surjam e causem transtornos. Uma maneira de fazer isso é estar próximo aos funcionários do condomínio para, então, saber o que pode ser corrigido antes que um morador identifique a questão.

As vistorias periódicas também são excelentes aliadas de uma gestão proativa. Boas administradoras costumam realizá-las e emitir laudos apontando eventuais falhas e correções que precisam ser feitas.

4. Comunicação

Deixar os moradores “no escuro” é uma péssima ideia e um dos 4 maiores erros de um síndico. Além de ser um direito deles saber o que acontece no condomínio, a falta de informações pode dar início a especulações. Portanto, evite isso tendo canais diretos de comunicação.

Seja por meio de aplicativos de mensagens, seja a partir de comunicados em quadros e elevadores, busque mantê-los sempre por dentro de tudo aquilo que a gestão está realizando. Uma boa ideia pode ser a criação de uma newsletter (semanal ou quinzenal) com um resumo daquilo que foi feito no período.

5. Colaboração

Quem é síndico profissional e lida com vários empreendimentos ao mesmo tempo, sabe bem como é impossível agradar a todos os condôminos. Contudo, é preciso lidar com essas situações e tentar extrair algo positivo delas. Uma forma de demonstrar seu interesse na opinião dos moradores é abrir espaço para que eles possam se expressar e colaborar com a gestão. Muitos insights valiosos podem sair dessas conversas e, certamente, ao se sentirem ouvidos, a relação com síndico tende a melhorar significativamente.

Como você pôde ver, para ser um bom síndico não basta saber da legislação e ter afinidade com áreas como administração, contabilidade e finanças. É necessário que exista, igualmente, um bom relacionamento com os moradores e, para isso, nossas dicas estão aqui para ajudá-lo!

Ainda, temos outro conteúdo que pode ser do seu interesse. No artigo “O que avaliar na renovação do seguro condominial?”, mostramos quatro pontos que não podem passar despercebidos nesse momento. Boa leitura!