O seguro de responsabilidade civil parte de uma premissa muito básica: caso o segurado cause dano material ou corporal a terceiros, a apólice garante a indenização ao contratante. Semelhante a qualquer seguro, os limites para reembolso mudam conforme o acordado com a seguradora.
Mas, como você pode imaginar, as aplicações são amplas. Tanto que esse seguro é disponibilizado para diferentes esferas: empresariais, individuais, de obras e de eventos, apenas para citar alguns. Para entender mais sobre ele e conhecer as vantagens dessa proteção, continue a leitura!
Como funciona o seguro de responsabilidade civil
Já no início deste artigo, demos um panorama do que é o seguro de responsabilidade civil. Porém, a fim de entendê-lo melhor, imagine o seguinte cenário: enquanto caminhava pelos corredores de uma loja, um cliente escorrega em uma poça de água deixada no chão por conta de um vazamento. Esse descuido por parte do estabelecimento resulta em uma queda que causa uma lesão no braço. O cliente, então, decide processar a loja para cobrir despesas médicas, dias de trabalho perdidos e danos morais.
Se a loja tiver contratado um seguro de responsabilidade civil, este cobrirá os custos associados ao incidente, tal qual despesas médicas, indenizações, custos judiciais e honorários de advogados. Essa cobertura ajuda a proteger a loja de grandes perdas financeiras decorrentes de incidentes como esse, garantindo que a empresa mantenha suas operações sem comprometer seu fluxo de caixa devido a uma indenização inesperada.
Leia também: Seguro de responsabilidade civil para condomínios: o que você precisa saber.
Aqui está um dos principais pontos de diferenciação do seguro de responsabilidade civil para os demais, uma vez que abrange danos materiais, corporais ou morais. Ainda, vale destacar que ele também se aplica a pessoas físicas. Inclusive, na modalidade seguro de responsabilidade individual é possível optar pela apólice familiar. Assim, os danos causados a terceiros não se limitam ao contratante e protegem, também, familiares, empregados, prestadores de serviço e animais de estimação.
Confira as principais vantagens de contar com essa proteção
Assim como outras modalidades, o seguro de responsabilidade civil tem como maior benefício salvaguardar o segurado de gastos inesperados. Para os negócios, isso protege o caixa ― e o patrimônio dos sócios ―, além de garantir que as operações seguirão como o planejado.
Contudo, essa proteção também impacta na imagem corporativa. Clientes e parceiros tendem a confiar mais em empresas que possuem seguros de responsabilidade civil, pois sabem que estarão protegidos em caso de acidentes ou danos. Logo, ter certeza de que poderá prestar assistência devida a um cliente, certamente, ajuda a mitigar os eventuais danos reputacionais ocasionados pelo incidente.
Veja no blog: Vantagens do seguro empresarial: entenda a importância.
Outra grande vantagem do seguro de responsabilidade civil é em relação a sua flexibilidade. É possível contratar uma apólice perfeitamente adaptada às necessidades específicas de cada atividade, como proteção para danos ambientais, acidentes em eventos ou prestação de serviços específicos.
Até porque, em alguns setores, a contratação do seguro de responsabilidade civil é uma obrigatoriedade. Diante disso, a contratação dessa proteção garante que a empresa ou profissional esteja de acordo com as exigências legais, o que evita multas ou sanções.
Esses benefícios fazem do seguro de responsabilidade civil um elemento essencial para a gestão de riscos em empresas e, igualmente, para profissionais que lidam com o público ou oferecem prestação de serviços.
Agora que você já compreendeu melhor quais os principais benefícios oferecidos por um seguro de responsabilidade civil, entenda como a CIPA Corretora pode lhe ajudar com um seguro empresarial. Ficou com alguma dúvida ou precisa de uma cotação sem compromisso? Entre em contato conosco!