Consórcio de Imóveis: mais economia e sem juros

Postado em

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), o desempenho nas vendas de Consórcios nos dez primeiros meses de 2018 foi o melhor resultado desde 2014.

Com o avanço da economia, a associação estima alta de 15% nesse tipo de serviço em 2019. Só em Outubro, no segmento do Consórcio de Imóveis, o indicador de participantes ativos teve alta de 6,7% – 877 mil consorciados.

Mas… O que é Consórcio?

O Consórcio é uma forma de realizar a compra de produtos ou serviços baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas. Essas pessoas formam um grupo e pagam mensalidades até arrecadar o valor necessário para serem contemplados. É uma forma prática e segura de fazer investimentos, pois as parcelas são acessíveis e não pesam no bolso dos usuários.

Existem diversas opções de prazos e formas de contemplação para adquirir um bem. Para conhecer mais sobre as etapas e quais os tipos de consórcios, basta clicar aqui

Como um Consórcio de Imóveis me faz economizar?

Atualmente, as duas principais formas de adquirir um imóvel são através do Consórcio de Imóveis ou financiamento bancário. Para quem tem mais dificuldade em poupar, o consórcio é a opção mais viável pois se trata de um investimento a médio ou longo prazo. E, principalmente, o consorciado escolhe o quanto quer pagar (de acordo com os planos disponíveis) e por quanto tempo, o que não afeta o seu orçamento mensal. O mais importante a se observar é que, ao contrário de financiamentos e empréstimos, o Consórcio de Imóveis não tem juros.

Um outro ponto que faz com que o Consórcio de Imóveis se destaque é que não é necessário dar entrada. Caso o consorciado queira usar alguma quantia guardada (13º, FGTS, férias ou bonificações), pode dar lances – e aumentar as chances de ser contemplado antes.

Ao ser contemplado, o consorciado pode comprar o imóvel à vista

Quando o consorciado é contemplado por lance ou sorteio, passa a ter o mesmo poder de barganha de uma compra à vista. Ou seja, ele pode negociar para conseguir descontos e um negócio melhor.

O contemplado ainda pode escolher entre adquirir o bem imediatamente ou esperar o término do grupo, pagando as parcelas do consórcio com tranquilidade até encontrar o imóvel que deseja comprar.

Quero saber mais sobre Consórcio de Imóveis!

 

Fontes: Exame | Terra | ABAC

Como reduzir os custos do plano de saúde empresarial