Oferecer um bom plano de saúde empresarial ajuda a motivar e reter colaboradores. Quem comprova isso é uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de recrutamento Robert Half, na qual 50% dos entrevistados disseram que os benefícios auxiliam na diminuição do turnover. E, sem surpresa, o auxílio saúde aparece no primeiro lugar do ranking dos preferidos pelas equipes ― seguido por vale-refeição e vale-alimentação.
Mas, no meio de tantas opções disponíveis no mercado, como definir a mais adequada para a sua empresa? Sabendo que esta é uma dúvida comum entre os gestores, trouxemos neste artigo quatro dicas para auxiliá-lo. Acompanhe!
4 pontos para avaliar antes de contratar um plano de saúde empresarial
1. Saiba ao certo quanto poderá investir
Esse deve ser o primeiro passo ao escolher um plano de saúde empresarial. Isso porque existem modelos em que a empresa arca com 100% dos custos e outros em que há a coparticipação do colaborador. Ou seja, ele pagará uma taxa, descontada em folha, cada vez que usar os serviços — e isso varia entre 20% e 50% do valor total utilizado.
Portanto, entender qual a real capacidade financeira da sua empresa para disponibilizar esse benefício é tão importante.
2. Entenda as reais necessidades dos seus colaboradores
Para saber o que o seu time realmente precisa, nada melhor que perguntar diretamente a eles! Envolva-os na escolha do plano de saúde empresarial ao fornecer formulários em que possam dar informações valiosas, como informar acerca de doenças crônicas, do número de dependentes e filhos e, também, do perfil de saúde. Isso tornará a escolha da cobertura muito mais fácil e assertiva!
3. Selecione operadoras e/ou seguradoras
Antes mesmo de pesquisar as coberturas disponíveis, escolha as empresas com as quais você gostaria de trabalhar. Até porque de nada adianta oferecer uma gama enorme de serviços se a reputação da operadora/seguradora dá indícios de que pouco será cumprido. Portanto, pesquise muito sobre sua possível parceira. Certifique-se de optar por uma empresa confiável e estabelecida, com histórico de excelência no atendimento ao cliente.
Confira no blog: 3 benefícios ao contratar a CIPA Corretora de Seguros.
4. Atente-se à cobertura contratada
Agora, sim, é hora de falarmos da cobertura do plano de saúde empresarial. Em primeiro lugar, confirme que as coberturas atendem às necessidades de saúde da sua equipe. A partir disso, considere pontos como internações hospitalares, consultas médicas, exames laboratoriais, serviços de emergência, cuidados preventivos e cobertura odontológica. Não esqueça de checar se há opções de personalização disponíveis.
Plano de saúde empresarial ou seguro saúde? Entenda as diferenças entre as modalidades
Durante a sua busca por um plano de saúde empresarial, é bem possível que você tope com ofertas de seguro saúde e fique com dúvidas. Afinal, qual a diferença entre esses produtos? Bom, o plano de saúde já é bem difundido: você adquire um plano com certas coberturas e paga um valor pré-determinado todo mês. Já no caso do seguro, é contratada uma apólice e pago o “prêmio” mensalmente.
Na prática, funciona assim: o plano disponibiliza uma rede credenciada “fechada”, o seguro dá ao usuário a liberdade de escolher com quem e onde consultar. Isso porque, nesse modelo, o beneficiário paga pelo serviço e é reembolsado pela seguradora.
Essa tem sido uma opção bastante procurada pelas empresas por dois motivos. O primeiro é o valor, comumente mais baixo que o cobrado pelo plano de saúde empresarial. Enquanto o outro é que, nem sempre, o plano de saúde oferece uma cobertura que atende a todos os funcionários. O seguro saúde, por sua vez, se adapta às necessidades de cada colaborador ao permitir que ele siga com médicos que já conhece e confia ou busque clínicas e profissionais em localização mais conveniente.
Então, está mais seguro para escolher o seguro ou plano de saúde empresarial para os seus colaboradores? Caso ainda precise de ajuda ou tenha dúvidas, entre em contato conosco!