Saiba por que é vantajoso para sua empresa contar com um plano odontológico

Postado em

O plano odontológico é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Mas, além de motivar e valorizar a sua equipe, aderir a essa modalidade igualmente é vantajoso para o seu negócio. Isso porque ele não só é muito mais barato que o plano de saúde, como também leva ao abate de valores na hora de declarar o Imposto de Renda.

Enfatizamos que ter um plano odontológico aumenta muito a motivação e o engajamento dos colaboradores. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de recrutamento, Robert Half, mostrou que a assistência odontológica é considerada um dos cinco benefícios mais importantes do ponto de vista deles. Portanto, investir nesses programas é uma das formas de reduzir o turnover ― afirmação corroborada por 50% dos entrevistados.

Se você quer usufruir dessas vantagens, continue lendo este artigo! Aqui, você verá como o plano odontológico, de fato, funciona e outros detalhes sobre esse assunto.

Como funciona o plano odontológico para empresas

Oferecer benefícios aos colaboradores é uma das formas mais certeiras de atrair e reter talentos. Entre os mais buscados, estão o plano de saúde empresarial e o plano odontológico. Entretanto, muitos empregadores ainda resistem à adesão por imaginarem que essa é uma despesa alta.

Assim como o plano de saúde, existem diversas modalidades de adesão. E elas também precisam oferecer uma lista básica de serviços para se intitularem como tal. Você pode conferir o rol de procedimentos obrigatórios neste link.

Mas é claro que existem muitas coberturas adicionais que são possíveis de serem adquiridas, dependendo da operadora de seguros contratada. Aqui, vale uma dica: quanto menos demandar do colaborador a cada procedimento, maior será a sensação de benefício oferecido pela empresa.

Agora, confira os principais pontos que você precisa observar ao contratar um plano odontológico empresarial.

Contratação do plano e coberturas

A empresa negocia com uma seguradora ou operadora de planos odontológicos para oferecer uma cobertura aos seus funcionários, que varia de acordo com o plano escolhido. Os planos odontológicos para empresas, geralmente, dispõem de uma variedade de serviços cobertos, como consultas, limpezas, exames, tratamentos de cáries e extrações. E, em alguns casos, até procedimentos mais complexos, como tratamentos de canal, ortodontia e próteses dentárias. Os detalhes exatos da cobertura dependem do plano selecionado e do acordo firmado entre as partes.

Rede de Provedores

A maioria dos planos odontológicos para empresas tem uma rede de profissionais que inclui dentistas, ortodontistas e periodontistas. Os beneficiários são incentivados a utilizar os serviços desses profissionais da rede, pois isso resulta em custos mais baixos. No entanto, alguns planos também permitem que os usuários escolham seus próprios dentistas fora da rede, com um nível diferente de cobertura.

Pagamento

A empresa paga uma taxa mensal ou anual à operadora do plano odontológico com base no número de funcionários inscritos e no tipo de cobertura escolhida. Dependendo do plano, os colaboradores podem ter que pagar uma pequena parte dos custos por certos serviços.

Agendamento e Uso

Os colaboradores podem marcar consultas diretamente com os dentistas da rede, por meio da apresentação de seu cartão de identificação do plano odontológico no momento da consulta. O dentista, então, verifica os serviços cobertos e quaisquer copagamentos ou dedutíveis aplicáveis.

Reembolsos e Faturamento

Se o beneficiário escolher um dentista fora da rede, é possível que ele precise pagar pelos serviços primeiro e, depois, solicitar um reembolso da seguradora, seguindo as orientações do plano.

Então, depois de entender quais as vantagens e como funciona, está mais seguro para contratar um plano odontológico para os seus colaboradores? Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco! Um de nossos especialistas estará pronto para responder a todas as suas perguntas.