O que é a Teleassistência Emergencial?

Postado em

A Teleassistência Emergencial começou nos Estados Unidos nos anos 80. O serviço visou reduzir o tempo de internação em hospitais e para oferecer autonomia aos idosos que moram sozinhos.

No país norte-americano, a Teleassistência fez com que existisse uma redução de 26% de tempo de permanência em hospitais e redução de 26,4% de visitas rápidas aos hospitais.

A Teleassistência Emergencial demorou mais de 20 anos para chegar ao Brasil, mas ela tem se tornado cada vez mais conhecida. Muitos idosos ativos estão vivendo sozinhos. Ou seja, precisam ter autonomia e independência para passarem seus dias com mais tranquilidade.

Quais os benefícios da Teleassistência Emergencial para o idoso e para a família?

Estima-se que 61% das admissões em prontos-socorros de pessoas com mais de 60 anos são por quedas, e 16% desses acidentes resultam em fraturas. Quanto maior o tempo de espera, maiores são as consequências. Por isso, a Teleassistência se torna um aliado na vida do idoso.

O serviço de Teleassistência diminui o tempo de atendimento para ajudar o idoso, e isso pode salvar vidas. Ao acionar o botão de emergência (ou o sensor de quedas ativar sozinho), uma equipe especializada entra em contato para entender o que aconteceu e solicita ajuda. Dessa forma, o socorro consegue chegar mais rápido e ele não precisa fazer esforços para ser atendido.

Essa é uma ótima forma de tranquilizar os familiares que moram longe. De certa forma, a Teleassistência Emergencial é a tranquilidade de saber que o idoso pode acionar seus familiares com apenas um botão de emergência.

Mas como funciona a Teleassistência Emergencial na prática?

  1. Com apenas um toque no botão de emergência, o usuário solicita auxílio em caso de emergência.
  2. A Central de Assistência estabelece contato com o usuário e comunica os familiares.
  3. Se o usuário não responder ou for detectada uma situação de emergência, a ajuda pode ser enviada.

E tem mais, se a pessoa que utiliza o dispositivo tiver um mal súbito, o botão de emergência aciona automaticamente, sem qualquer intervenção humana.

Quero conhecer mais agora!

Como reduzir os custos do plano de saúde empresarial