Entenda as diferenças entre Plano de Saúde e Seguro Saúde

Postado em

Cada vez mais brasileiros têm percebido a importância de poder contar com plano de saúde ou seguro saúde. O que antes era considerado um “luxo”, hoje é encarado como uma necessidade, tanto por empresários que desejam oferecer esse benefício aos colaboradores, quanto por famílias que buscam a certeza de um atendimento de qualidade quando for preciso.

Embora referência no mundo todo, o Sistema Único de Saúde ainda deixa muito a desejar, e, em algumas áreas, a situação é ainda mais precária, não tendo nem ao menos os profissionais necessários para prestar atendimento. Em contrapartida, o acesso particular à saúde ainda é bastante custoso e os gastos com exames e consultas médicas podem ser altos o suficiente para comprometer a renda, tanto das famílias, quanto das empresas.

Quem procura por assistência médica suplementar frequentemente fica em dúvida com relação a duas modalidades: o plano de saúde e o seguro saúde. Quais as diferenças, se ambos têm regras semelhantes junto à ANS (Agência Nacional de Saúde)? A carência é a mesma em ambos os casos?

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre esses dois modelos de contratação e auxiliá-lo e encontrar a melhor solução em assistência médica. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Plano de saúde x Seguro saúde: qual a diferença?

Em ambos os modelos, a assistência médica está garantida. Mas, então, qual a diferença entre eles?

O que acontece é que no plano de saúde o cliente paga mensalmente e tem acesso à uma lista de médicos, laboratórios, psicólogos e dentistas credenciados e, para usufruir do plano, deve procurar atendimento em um deles.

No seguro, é contratada uma apólice (como no caso do seguro para automóvel, por exemplo) e o cliente pode escolher o profissional ou clínica onde quer ser tratado, podendo solicitar o reembolso à seguradora.

Confira agora os pontos mais importantes em relação aos dois modelos.

Plano de saúde

O plano de saúde é quase que personalizável. O cliente pode escolher o plano que mais tem a ver com o seu perfil e incluir outros serviços, como obstetrícia. Cada operadora tem sua própria política a respeito de cobertura e carência,  então, é bom checar esses detalhes junto ao corretor e ficar atento às minúcias do contrato.

Seguro saúde

Assim como no plano de saúde, o seguro saúde tem uma abrangência determinada, podendo ser regional ou nacional. Nesta modalidade, o cliente procura uma seguradora que emite uma apólice no valor determinado pelo cliente. Ao precisar se utilizar do serviço, o cliente pode procurar qualquer médico ou clínica da sua confiança, pagando o valor dos serviços e sendo reembolsado depois, parcial ou integralmente, de acordo com o que foi contratado junto à empresa.

No seguro saúde o cliente também têm acesso à lista de profissionais, clínicas e laboratórios parceiros que oferecem valores diferenciados e em alguns casos, um reembolso maior. A carência também está presente nesta modalidade, e, como no plano de saúde, varia de acordo com a empresa escolhida.

Qual é o melhor: plano ou seguro saúde?

A resposta varia de acordo com cada caso. Para algumas pessoas, a liberdade de poder acionar quaisquer médicos ou hospitais é um diferencial vantajoso do seguro saúde, especialmente para pacientes que já têm histórico junto ao profissional. Entretanto, para outras, o plano de saúde se torna mais viável por não exigir que se arque com nenhum custo financeiro no momento do atendimento, já que no seguro saúde é necessário o pagamento pelos serviços e só depois é realizado o reembolso.

Justamente por esse motivo, o plano de saúde tende a ter um valor um pouco maior, uma vez que a operadora arca com todas as despesas dentro da rede conveniada. Quem escolhe o seguro saúde precisa ter em mente que, além do valor do prêmio (também pago mensalmente), é preciso ter uma reserva no caso de emergências.

Agora que você já conhece as diferenças primordiais entre seguro saúde e plano de saúde, precisa de ajuda para definir qual é o mais vantajoso para você e sua família ou empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.