Entenda a importância de se preocupar com a saúde do funcionário

Postado em

A saúde do funcionário é a saúde da empresa. Essa não é uma afirmação leviana, mas uma grande verdade no mundo corporativo. Empreendedores que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores adotam práticas, como oferecer plano de saúde corporativo, para sair na frente da concorrência por diversos motivos. Menos afastamentos, mais produtividade e menor número de acidentes e doenças ocupacionais são alguns deles que mostramos neste post para você. Confira!

A saúde do funcionário interfere em sua produtividade

Seus colaboradores têm seu apoio para adotar práticas saudáveis? Pode ter certeza que eles valorizam sua atenção neste ponto. Essa valorização se transforma em motivação que, por sua vez, aumenta a produtividade. Por isso, preocupar-se com a saúde do funcionário é uma forma de contribuir para uma equipe mais eficiente.

Ela canaliza sua energia criativa e sua força de trabalho para oferecer soluções assertivas e inovadoras à empresa, porque estão se sentindo bem. E como você pode ajudar neste sentido? Oferecendo dicas de nutrição e prática esportiva para fomentar essa busca pelo bem-estar, criando áreas de convívio e implementando a ginástica laboral.

Funcionário bem cuidado é um diferencial competitivo

Qualquer empresa que investe na saúde do funcionário é muita bem vista interna e externamente. Benefícios como plano de saúde e práticas como a que citamos anteriormente são um diferencial competitivo frente às concorrentes. É preciso considerar que não é todo empresário que reconhece seus funcionários como deveria. Por isso, quando o mercado descobre sua preocupação com os colaboradores, a imagem do seu negócio é melhor posicionada, o que pode atrair parcerias e investidores.

Ainda neste sentido, preocupar-se com a saúde do funcionário é também uma prática de retenção de talentos. Profissionais diferenciados sabem de seu potencial. Por isso, preferem empresas onde são valorizados. Pelo lado da empresa, um funcionário competente alcança melhores resultados, motivo pelo qual não é interessante perdê-lo para a concorrência. E, claramente, quanto mais eficácia no negócio, maior seu poder de fogo, maior sua competitividade.

A relação entre empresa e colaborador melhora

Uma boa relação entre o empresário e os colaboradores é fundamental para produtividade e competitividade. Ao oferecer benefícios às equipes e prezar pela saúde do funcionário, você está investindo nesse relacionamento. É comum vermos reclamações de colaboradores que não se sentem reconhecidos e prestigiados em seu ambiente de trabalho. Isso só prejudica o negócio. Por outro lado, uma boa relação é permeada de diálogo e valorização.

Quando o ambiente é bom, fruto da boa relação, o colaborador se sente tranquilo e seguro para trabalhar. Uma empresa que investe na saúde do funcionário aderindo a um plano de saúde, por exemplo, ampara suas equipes. Com essa “carta na manga” para qualquer eventualidade, elas desenvolvem suas atividades sem maiores preocupações.

A taxa de turnover, faltas e afastamentos diminui

Investir na saúde do funcionário é prezar pelo seu bem-estar pessoal e profissional. E uma pessoa que se cuida, que realiza consultas periodicamente e faz seu check-up anual certamente se faz mais presente no trabalho. Afinal, os problemas de saúde são os maiores responsáveis por afastamentos, absenteísmo e turnover (rotatividade de pessoal).

Quando o empresário se preocupa com a saúde do funcionário, adota práticas de saúde e segurança no trabalho, obedecendo à legislação trabalhista. Com isso, as chances de afastamento e faltas por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho diminui.

Essa prática, como dissemos, também ajuda a reter talentos, pois o funcionário, ao receber propostas de outras empresas, valorizará os benefícios que você oferece e as condutas que adota na empresa.

Uma boa forma de permitir ao funcionário que acompanhe frequentemente como sua saúde está é oferecendo um plano de saúde empresarial. É pouco provável que ele utilize o SUS para realizar esse acompanhamento devido ao tempo que se perde para se consultar. Da mesma forma, nem sempre tem recursos para arcar com consultas privadas. Com o plano de saúde, tudo fica mais fácil.

Preocupar-se com a saúde do funcionário é colocar sua empresa para crescer. Por meio de benefícios, como plano de saúde corporativo, você investe a longo prazo na produtividade e lucratividade de seu negócio.

Ainda não tem plano corporativo? Quer solicitar uma cotação? Entre em contato com a CIPA Corretora.