O que é um Consórcio e como ele funciona?

Postado em

O Consórcio é uma forma de realizar a compra de produtos ou serviços baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas. Essas pessoas formam um grupo e pagam mensalidades até arrecadar o valor necessário para serem contemplados.

Essa é uma forma prática e segura de fazer investimentos, pois as parcelas são acessíveis e não pesam no bolso dos usuários. Existem diversas opções de prazos e formas de contemplação para adquirir um bem.

Como funciona?

No Consórcio, você faz parte de um grupo que tem por objetivo a aquisição de um bem ou serviço de forma parcelada, programada e sem juros.

Existem duas formas de contemplação em um Consórcio. Todos os meses, o consorciado tem chances de ser contemplado através de sorteio, desde que esteja com as parcelas em dia. Outra forma de receber a carta de crédito é através de lance: o usuário pode usar seu 13º salário, férias ou bonificações para antecipar uma parcela. Nesse caso, o contemplado será definido de acordo com a maior oferta em percentual quanto ao saldo do grupo.

Após ser sorteado ou escolhido por lance em um Consórcio, o usuário recebe uma carta de crédito no valor que escolheu no início do processo e pode usá-la para comprar automóveis, imóveis, fazer cirurgia plástica, tratamentos estéticos e até viajar.

Quais os principais tipos de Consórcio?

O usuário pode usar a carta de crédito para realizar a compra do bem que quiser, mas existem alguns modelos existentes que tendem a ser os mais procurados. Confira a lista abaixo dos principais tipos!

  • Consórcio de Automóveis
    Realize a compra de um carro zero ou troque de carro com parcelas acessíveis no seu bolso. Conheça mais!
  • Consórcio de Imóveis
    O sonho da casa própria realizado de forma planejada. Quite um financiamento, compre um terreno ou faça a compra do seu imóvel. Saiba mais!
  • Consórcio de Serviços
    Ideal para quem procura contratar serviços para festas e eventos, curso de ensino superior ou fazer viagens de férias e intercâmbio. Conheça os planos!
  • Consórcio de Cirurgia Plástica e Tratamento Estético
    Uma alternativa planejada para realizar uma cirurgia plástica ou um outro tratamento estético desejado pelo usuário. Faça uma cotação!

Quero falar com um especialista agora!