3 benefícios ao contratar um plano de saúde para os seus funcionários

Postado em

A Pesquisa de Benefícios de Saúde 2023 trouxe dados interessantes acerca da necessidade de oferecer um plano de saúde para funcionários. De acordo com o levantamento, que ouviu mais de 380 mil colaboradores de 437 empresas, 89% dos profissionais de RH apontaram esse como o benefício empresarial mais importante.

Essa relevância não é por acaso e vai ao encontro do resultado de outra pesquisa. Esta, desenvolvida pela Randstad, mostrou que os benefícios ofertados são o principal fator levado em conta na hora de mudar de emprego para 68% dos entrevistados. Ou seja, o plano de saúde está no radar dos funcionários e, certamente, deveria estar no da sua empresa também! Neste artigo, você verá o que tem a ganhar ao adotá-lo. Continue a leitura.

3 vantagens para sua empresa ao oferecer um plano de saúde para funcionários

1. Atração de talentos e redução do churn

Como você viu, ter um plano de saúde para funcionários no rol de benefícios é bastante atrativo para os profissionais. Portanto, se você não o oferece, corre o risco de perder um colaborador importante para a concorrência. A rotatividade do quadro é um problema para qualquer empresa, pois, além de todos os gastos acarretados por esse desligamento, existe, ainda, o custo de contratar e treinar um novo membro da equipe.

Contar com um plano de saúde para funcionários é uma maneira de retê-los e, assim, construir um ambiente de trabalho mais harmônico e coeso. Isso leva a outra vantagem para a sua empresa: a atração de talentos. Além de manter os colaboradores satisfeitos, ela passa a ser visada por outros profissionais, que buscam mais qualidade de vida e valorização.

2. Menos faltas e licenças

Faltas não justificadas ou atestados médicos que aparecem logo às vésperas de um feriadão são questões enfrentadas por quase todas as empresas. E ter um plano de saúde para funcionários ajuda a resolvê-lo! Isso porque as operadoras têm um rígido controle sobre consultas e emissão de documentos, o que reduz drasticamente a possibilidade de atestados falsos ou adulterados.

Confira no blog: 4 dicas para escolher um plano de saúde empresarial.

Entretanto, não é apenas ao frear essas práticas que o plano de saúde para funcionários se mostra um aliado da assiduidade. Imagine que o filho de um colaborador esteja doente, mas a família não conta com esse benefício e depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde. Embora este modelo seja referência mundial, é sabido que, infelizmente, o funcionamento deixa muito a desejar. Isso faz com que uma simples consulta demande alguns dias de trabalho, entre conseguir o agendamento e realizar o atendimento.

3. Dedução de impostos* e aumento indireto de salário

Esse é um bom incentivo para aderir ao plano de saúde para funcionários. Além de ganhar em produtividade, assiduidade e engajamento, também há um incentivo fiscal para os empregadores que o oferecem. Assim como o plano odontológico, o de saúde possibilita um abatimento, integral ou parcial, no Imposto de Renda.

Leia também: Seguro saúde x plano de saúde: entenda as diferenças e como contratar para a sua empresa.

Para os colaboradores, o plano de saúde também tem um impacto financeiro significativo. Isso porque, muitas vezes, um aumento de salário não seria suficiente para custear os gastos com saúde. Por outro lado, com o plano de saúde, muitos serviços passam a ser acessíveis, o que representa um acréscimo indireto nos rendimentos.

Ainda, vale destacar que esse benefício não é uma exclusividade das grandes empresas. É possível encontrar no mercado boas seguradoras que disponibilizam plano de saúde para empresas pequenas a partir de duas vidas. Portanto, ter um quadro menor de funcionários não é um impeditivo para a contratação.

Agora que você já sabe quais as vantagens de oferecer um plano de saúde para funcionários, está na hora de dar o próximo passo. Entre em contato conosco e solicite uma cotação! Um de nossos especialistas estará pronto para responder a todas as suas perguntas.

*válido para empresas tributadas pelo regime de lucro real.