Plano de saúde para empresas pequenas: entenda como funciona

Postado em

As microempresas individuais (MEIs) representam 73,4% do total de empresas formais do país, de acordo com o Sebrae. Já as empresas de micro e pequeno porte (MPE), hoje, são 21,2% do grupo de pequenos negócios. Considerando esse grupo tão expressivo, é claro que esses negócios não poderiam deixar de ter acesso a um dos benefícios mais requisitados no mundo corporativo: o plano de saúde para empresas.

Muitos empresários não sabem, mas é possível, a partir de 2 participantes, encontrar boas seguradoras e coberturas para seus colaboradores. Neste artigo, você saberá como isso funciona e mais detalhes sobre o plano de saúde para empresas. Acompanhe!

Como funciona o plano de saúde para empresas?

Os planos de saúde para empresas funcionam de maneira semelhante aos individuais ou familiares. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é quem determina os padrões dos planos de saúde voltados a empresas. Dessa forma, cada operadora tem autonomia para ofertar benefícios em suas modalidades, porém não pode deixar de trazer o mínimo exigido por lei. Existem opções no mercado que oferecem planos a partir de 2 vidas, mas isso pode mudar dependendo da operadora.

A carência é um ponto que levanta bastante dúvida entre os empresários que pensam em contratar um plano de saúde para seus colaboradores. Como mencionamos, a ANS é quem determina alguns padrões para o funcionamento deles. Nesse caso, um “tempo-limite” é estabelecido para que se possa usufruir dos serviços. Procedimentos de alta complexidade, internações ou cirurgias, por exemplo, têm limite de 180 dias. Para obstetrícia, 300. Todavia, lembre-se: essa é a margem máxima. Cada operadora tem liberdade para estipular seus próprios prazos, desde que não extrapole os impostos pela Agência.

Leia também: Vantagens em adquirir um plano de saúde empresarial.

Plano de saúde x Seguro saúde: quais as diferenças?

Antes de mais nada, é bom esclarecer que não há diferença legal entre uma modalidade e outra. Ou seja, ambas são regulamentadas pela ANS. Porém, é claro que há diferenças entre plano de saúde e seguro saúde. Isso porque, embora sejam legalmente tratados de forma igual, são produtos distintos. No primeiro, você adquire um plano com certas coberturas e paga um valor pré-determinado todo mês. Enquanto no segundo, é contratada uma apólice e pago o “prêmio” mensalmente. Este valor, por sinal, costuma ser muito mais vantajoso do que o investido nas mensalidades dos planos.

Confira todos os detalhes em: Seguro saúde x plano de saúde: entenda as diferenças e como contratar para a sua empresa.

Quais as vantagens de oferecer esse benefício aos colaboradores?

Assim como o plano odontológico, o plano de saúde para empresas também oferece uma contrapartida ao empregador. No caso, um incentivo fiscal, com abatimento no Imposto de Renda.

Entretanto, os benefícios vão além. Isso porque oferecer um bom plano de saúde empresarial ajuda a motivar e reter colaboradores. Quem comprova isso é uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de recrutamento Robert Half, à qual 50% dos entrevistados disseram que os benefícios contribuem na diminuição do turnover. E, sem surpresa, o auxílio saúde aparece em primeiro lugar no ranking dos preferidos pelas equipes ― seguido por vale-refeição e vale-alimentação.

Agora que você já sabe como funciona um plano de saúde para empresas, está na hora de dar o próximo passo. Entre em contato conosco e solicite uma cotação sem compromisso! Um de nossos especialistas estará pronto para lhe apresentar todas as vantagens e qual o melhor plano de acordo com as suas necessidades e o perfil da sua empresa.