Organizar uma viagem, certamente, envolve muita pesquisa e planejamento. Mas se engana quem pensa que isso se restringe a passagens, hospedagens e roteiros turísticos. Para viajar tranquilo de verdade, existe um ponto que não pode passar despercebido: a contratação de um bom seguro saúde. E não importa qual o destino! Seja no Brasil ou no exterior, essa garantia faz toda a diferença na hipótese de imprevistos.
É claro que ninguém espera que aconteça um acidente ou uma eventualidade grave, como o extravio de bagagens, mas ter com quem contar nesses casos vai livrá-lo de muitas dores de cabeça. Neste artigo, trouxemos as principais informações sobre o seguro saúde para viagem no exterior: como funciona, informação sobre preços e as diferenças entre o seguro e a assistência viagem. Acompanhe.
Como funciona o seguro viagem com cobertura de saúde para viagem no exterior
Alguns destinos ― a exemplo de Alemanha, Dinamarca e Espanha ― só permitem a entrada do turista caso ele tenha contratado um seguro saúde para viagem. Entretanto, ter essa cobertura é uma atitude recomendada por especialistas, independentemente do lugar a ser visitado.
Até porque os imprevistos podem ocorrer em qualquer lugar do mundo! Imagine chegar ao exterior e, logo no começo da viagem, um acidente acontece e você precisa recorrer a um hospital. Além de todo o estresse e, eventualmente, dificuldades linguísticas, muitas despesas não orçadas serão somadas aos seus gastos.
Agora, com um seguro viagem, você fica tranquilo de que terá respaldo desde o momento do acidente até o retorno ao seu ponto de origem. Todavia, vale destacar que as seguradoras têm liberdade para montar seus próprios seguros, embora a Susep (Superintendência de Seguros Privados) determine que “o seguro viagem deve estar vinculado ao oferecimento, no mínimo, da cobertura de DMHO (despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas)”.
Confira outras determinações da Susep referentes ao seguro viagem internacional neste link.
Quanto custa um seguro viagem com cobertura de saúde para viagem no exterior?
Para chegar a um valor exato, é necessário fazer uma cotação. De todo modo, existem algumas informações que o ajudarão a entender de que maneira os preços são compostos. Em primeiro lugar, a cobertura oferecida impacta diretamente no valor desembolsado.
Além disso, há um cálculo estatístico que é realizado de acordo com o destino e a média de gastos com sinistros. Um bom exemplo são os Estados Unidos. Por terem serviços de saúde mais caros, consequentemente, o valor do seguro viagem para esse país também será. Inclusive, uma boa dica é ficar de olho no termo “exceto EUA”. Se a sua viagem internacional passar por esse e outros países, fique atento, pois o seguro pode não cobrir sua passagem pelo território estadunidense.
Outro ponto que precisa ser analisado é a regra que se aplica ao lugar que será visitado. Como mencionamos, em alguns o seguro viagem é obrigatório e existe, ainda, uma cobertura mínima a ser cumprida para ter a entrada autorizada. Na Europa, essa cota é de 30 mil euros, pelo menos.
Ou seja, o valor de um seguro viagem leva em conta muitos fatores e todos eles influenciam no valor final da contratação. A dica é comparar valores entre as seguradoras, porém nunca tentar economizar ao cortar coberturas que podem ser muito importantes no caso de imprevistos.
Qual a diferença entre a assistência e o seguro viagem?
Ao cotar um seguro viagem, é provável que você tenha se deparado com outra modalidade: a assistência viagem. Isso porque, depois de uma resolução da Susep em 2014, ambos passaram a ser, sempre, oferecidos pelas seguradoras.
A diferença entre eles está no tipo de atendimento. No seguro viagem, você tem a garantia de ressarcimento. Dessa forma, paga pelo serviço e, após, solicita o reembolso junto à seguradora. A assistência viagem, por sua vez, assume os trâmites para o segurado e faz os pagamentos em seu lugar.
Mas, independentemente da modalidade escolhida, o importante é embarcar com a segurança de estar protegido em caso de imprevistos! E aí, pronto para começar a planejar seu próximo destino? Converse com um dos especialistas da Cipa Corretora e veja quais as coberturas mais adequadas para você curtir sua viagem tranquilamente!