6 motivos para oferecer plano de saúde aos seus colaboradores

Postado em

A procura por plano de saúde empresarial vem aumentando. Mas, se esse benefício não é obrigatório, por que tantos empresários têm oferecido aos seus colaboradores? Porque ele traz vantagens para todos os envolvidos: funcionários, empregador e empresa. E é isso que vamos mostrar para você hoje neste artigo.

Porém, antes de conhecer 6 vantagens de inserir o plano de saúde na sua lista de benefícios, vamos falar um pouco mais sobre as opções que a sua empresa tem no que diz respeito à cobertura e pagamento do plano. Acompanhe!

Plano de Saúde Empresarial: o que você precisa saber antes de contratar

Com tantas opções no mercado, é comum encontrarmos empresários confusos quanto às reais necessidades do seu negócio. Não raro, acabam contratando alguma modalidade que encarece as mensalidades e não atende ao que os colaboradores necessitam.

Abaixo, selecionamos os pontos mais importantes que você deve saber ao negociar um plano de saúde para os seus colaboradores.

Quem arca com os custos?

A manutenção do plano de saúde pode ficar totalmente a cargo da empresa. Entretanto, é bastante comum os funcionários assumirem uma parte desses pagamentos, na chamada coparticipação. Nela, os participantes pagam uma parte dos custos com os procedimentos utilizados e essa parcela pode variar entre 20%, 30% e 50%. Esta modalidade estimula a utilização mais consciente do plano de saúde, evitando excessos e refletindo positivamente na hora da negociação da renovação.

A carência é a mesma que no plano de saúde individual?

Sim. 24h para emergências, 300 dias para parto, 24 meses para cobertura de doenças pré-existentes e 180 dias para os demais casos.

Mas, se o plano de saúde envolver mais de 30 vidas, os participantes ficam isentos do prazo de carência e da cobertura parcial temporária, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Quais as coberturas disponibilizadas?

Cada seguradora tem sua própria lista de planos e muitos deles podem ser personalizáveis, o que impacta diretamente no valor. Por esse motivo, é imprescindível procurar uma corretora especializada que possa negociar a solução mais adequada para a sua empresa.

As coberturas mais comuns são:

  • Plano de referência;
  • Plano ambulatorial;
  • Plano hospitalar;
  • Plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia.

Para saber mais sobre os procedimentos que cada tipo de plano de saúde oferece, leia o artigo Quais coberturas são oferecidas em um plano de saúde empresarial? e conheça os detalhes.

6 motivos para oferecer plano de saúde aos colaboradores

Embora seja um benefício oferecido voluntariamente pelo empregador, muitos já têm percebido que ofertar plano de saúde é vantajoso a curto, médio e longo prazo. Conheça 6 razões que fazem do plano de saúde um bom negócio para a sua empresa.

1. Aumenta a produtividade

Um bom ambiente de trabalho, onde o colaborador se sinta valorizado e protegido, impacta diretamente na produtividade. Outro aspecto também é responsável por essa mudança: ao ser amparado por um plano de saúde, que se estende também aos seus dependentes, o colaborador trabalha muito mais tranquilo. Sabendo que pode contar com atendimento rápido e de qualidade para si e para a família, pode se dedicar com mais afinco às suas atividades profissionais.

2. Menos faltas e afastamentos

O pouco cuidado com a saúde, muitas vezes, deriva da falta de recursos para atendimentos e exames de rotina. Embora o Sistema Único de Saúde esteja à disposição de toda a população, a escassez de médicos e as filas nem sempre tornam possíveis as visitas frequentes ao profissional de saúde.

Ao ter um participar do plano, o funcionário pode manter os cuidados básicos de saúde em dia, o que evita a evolução de doenças simples para quadros mais graves e, consequentemente, evita prejuízos diminuindo a quantidade de afastamentos do trabalho.

3. Ajuda a reter talentos

Assim como ajuda a angariar novos profissionais , o plano de saúde também auxilia a reter aqueles que já estão no quadro de funcionários. Reduzir a rotatividade de funcionários é uma das grandes vantagens que a sua empresa pode ter: diminui os gastos com rescisões e contratações, mantém o time alinhado e possibilita que você invista ainda mais em capacitação por saber que pode contar com os profissionais.

4. É um diferencial competitivo

Colocar o plano de saúde na lista de benefícios muda a forma como a sua organização é vista, especialmente pelos profissionais. 74,6% dos colaboradores consideram o plano de saúde o benefício mais importante que a empresa pode oferecer, de acordo com pesquisa do Portal Catho. Isso faz com que novos talentos se interessem pela empresa, que mostra que se preocupa com o bem-estar e a saúde de seus funcionários.

5. É mais barato para o colaborador

Mesmo com coparticipação, o plano de saúde faz o colaborador economizar. Ele funciona como uma espécie de “aumento de salário”: o que ele deixa de gastar com saúde, pode investir em outras áreas. Como o plano não cobre apenas atendimentos, mas também exames laboratoriais e outros procedimentos, a economia para o trabalhador é bastante significativa.

6. E também para a empresa

Reajustar os salários aumenta a despesa com impostos pagos pela empresa. E, como dito acima, o plano de saúde pode ser encarado desta forma, como um “aumento salarial”. Além do mais, desde 1982, as empresas podem declarar os gastos com saúde dos funcionários como custo operacional no Imposto de Renda.

Mesmo que não seja obrigatório por lei, oferecer plano de saúde aos funcionários é um diferencial importante para a sua empresa e uma demonstração valorosa de cuidado com sua equipe. Como você pôde ler neste artigo, as vantagens se estendem a todos os envolvidos no seu negócio. Agora, faça uma cotação com a CIPA Corretora, especialista em Planos de Saúde, invista na valorização e motivação da sua equipe e veja seu resultado crescer!